Contextualização Geográfica
Cambeses fica localizada no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo. Ocupa 417 hectares e situa-se a sul/sudeste da vila de Monção, num vale com altos e baixos, cercada de montes e pinheirais. Confronta com Monção e Troviscoso a norte, com Longos Vales, Sago e Parada a nascente, com Moreira a sul e poente e a noroeste com a freguesia de Mazedo.
Fica a 5 km da sede do concelho (da Igreja Paroquial); a 22 km de Valença; a 60 km da sede de distrito; a 70 km de Braga e a 120 km do Porto.
O topónimo Cambeses provirá da palavra “Camba” que poderá significar terra de proveniência dos povoadores, ou então, terá o sentido de “mó manuária, moinho de pão”.
Este território foi povoado por romanos, suevos e visigodos, tendo a freguesia surgido depois da reconquista. Certo é que, na doação do rei Bermudo II a Compostela (991), já figura como “villa de Cambeses“.
Administrativamente, depois de ter pertencido ao termo da Penha da Rainha, passou a integrar o atual concelho de Monção.
A Freguesia de Cambeses caracteriza-se por ser uma terra com boa exposição solar e detentora de belas paisagens, onde é possível efetuar atividades pedestres e de lazer, gozando de tranquilidade e paz.
De salientar os seus lugares principais:
- Sende;
- Milagres;
- Carregal;
- Grandal;
- Casa Nova;
- Mende;
- Outeiro e Outeirinho;
- Coto;
- Cerdeiras;
- Requesende.
Ao visitar esta freguesia do alto Minho descobrimos a perfeita harmonia, Homem e Natureza.
Mais do que natureza e muito mais do que paisagem, Cambeses é também história, cultura e tradição. Aqui existem espaços dedicados ao turismo rural, bem como locais para se deliciar com a sua gastronomia, não esquecendo o famoso vinho alvarinho e, claro, os seus doces tradicionais, as roscas e os papudos.