Skip links

Gastronomia

Gastronomia

Património Cultural Imaterial

Gastronomia é património, cultura e tradição.

A sua preservação significa manter as tradições mais ancestrais que marcam identidade de um povo lhe confere a diferença e genuinidade, é uma verdadeira componente da oferta turística.

Comer e beber bem é significado de hospitalidade e saborear a gastronomia do Minho é isso tudo e muito mais.

Em Cambeses cozinha-se o delicioso cordeiro assado no forno de pão e o cozido à portuguesa, bem como o fumeiro tradicional. Os doces típicos de Cambeses, as roscas e os papudos, fazem as delícias de todos aqueles que as degustam. Não esquecendo, pois, de acompanhar com o tão apreciado vinho Alvarinho.

As Roscas e os Papudos

As famosas e deliciosas roscas de Monção são receitas que passaram de geração em geração ao longo dos anos e tem vindo a ser também fruto da criatividade e experiência das rosqueiras. São receitas simples, mas que detém o seu segredo na confeção, sendo cozidas no tradicional forno de lenha.

Atualmente existem poucas rosqueiras, mas é importante que estes doces típicos continuem a existir e a fazer as delícias de muitos.  A Junta de Freguesia tem sido incansável na defesa e preservação deste doce, homenageando as rosqueiras da freguesia, promovendo a valorização deste produto tradicional, atraindo jovens empreendedores a comercializar e a desenvolver o produto.

Gastronomia Roscas e os Papudos
A Receita das Roscas e os Papudos

A Receita

A massa é feita com farinha triga e água, à qual se junta manteiga, açafrão, fermento, sal e açúcar, ficando a levedar durante duas a três horas. Depois, as mãos experientes das doceiras, moldam as roscas e os papudos, sendo colocadas em tabuleiros polvilhados de farinha. Vão ao forno de lenha, com porta sempre aberta, até alourar. No final levam uma cobertura de açúcar refinado.

A receita original tem sofrido algumas inovações, existindo agora roscas de canela e de alvarinho entre outras e os tradicionais rosquilhos. As roscas tradicionais são vendidas por encomenda, mas também em diversas festas e romarias.

7ª Maravilha de Portugal

Em fevereiro de 2019 foi criado o logótipo oficial das roscas tradicionais de Cambeses e foi feito o registo da imagem de marca, bem como a criação de uma embalagem específica para o acondicionamento e transporte do produto.

Em setembro desse mesmo ano, as roscas de Monção foram eleitas como uma das 7 maravilhas doces de Portugal promovidas pelo instituto do turismo, ficando assim conhecidas em todo o país.

Gastronomia 7ª Maravilha de Portugal
Gastronomia - Receitas tradicionais de Cambeses
Festas Gastronómicas de Cambeses

Festas Gastronómicas

A mais conhecida é a “Festa da Rosca e do Papudo”, que desde 2018 é realizada na emblemática Praça de Nossa Senhora dos Milagres.

Esta iniciativa visa trazer à freguesia centenas de pessoas todos os anos que aproveitam a oportunidade para provar as famosas roscas bem como outros produtos locais como, por exemplo, o vinho Alvarinho.

O Território

Gastronomia

Enoturismo

Praça dos Milagres

Associativismo

Desporto e Lazer

Eventos e Cultura

Património Religioso

Arquitetura Civil

Secretaria Online