Festas Populares e Romarias
A cultura é parte do que somos – é a identidade de um povo – e desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade. É o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização.
As Festas e Romarias constituem, indubitavelmente, um traço típico da cultura popular e tradicional das nossas gentes. Elas fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter atual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria e devem por isso ser mantidas e preservadas, passando este conhecimento às gerações futuras.

Festas Religiosas
O Divino Salvador é o orago da freguesia de Cambeses e tem festa a 6 de agosto.
Na freguesia, é ponto de paragem obrigatório o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, a quem a população presta homenagem em romaria, a 8 de setembro.
A Santo Amaro também prestam culto, todos os anos a 15 de janeiro.
As "Maias"
No primeiro dia de maio, nos campos e nas portas de casa ou janelas, é uma antiga tradição de Cambeses, colocar um pequeno ramo de giesta que tem por objetivo afastar as “forças do mal”.
Manda a tradição que na noite de 30 de abril para 1 de maio as pessoas enfeitem as portas, janelas e outros locais com flores e giestas amarelas, e em alguns lugares, também com bonecas de palha enfeitadas. Os nossos antepassados já faziam isto para assinalar o fim do inverno e para pedir proteção e fertilidade para a terra.
