Skip links

Enoturismo

Enoturismo

Vinho Alvarinho

Cambeses é uma das freguesias mais vinhateiras do concelho de Monção e contribui com os seus vinhos para a boa cotação dos vinhos concelhios. O Alvarinho representa assim cerca de 90% das castas brancas, sendo o restante Trajadura.

O Alvarinho é uma casta de alta qualidade e é na sub-região de Monção e Melgaço que ela atinge o máximo das suas potencialidades, dando-nos um vinho único que se caracteriza pelo seu equilíbrio, cor citrina, paladar leve e fresco e ainda pelo seu aroma frutado.

Existem 4 marcas do vinho Alvarinho produzidas nesta freguesia: Milacrus, Cortinha Velha, Trinta Raios e Quinta de Requezende.

Ao visitar Cambeses pode aproveitar para os conhecer melhor percorrendo a Rota dos Vinhos.

 

 

"Milacrus" - Quinta da Teimosa

O vinho alvarinho “Milacrus” é o ex-libris da Quinta da Teimosa.

A Quinta da Teimosa é uma pequena quinta de caráter tradicional, que se dedica à produção de vinho Alvarinho e também ao agroturismo, oferecendo iguarias tradicionais como compotas e biscoitos fabricados a partir de produtos cultivados na quinta.

Pode ainda pernoitar na quinta, gozando da tranquilidade do espaço e sua envolvente, ideal para pequenos passeios a pé ou de bicicleta. Este alojamento local oferece ainda aos seus hóspedes visitas com duração de cerca de 30 minutos à quinta, onde pode ver a vinha, os produtos cultivados de acordo com a época do ano e os métodos de processamento.

Quinta da Cortinha Velha

A Quinta da Cortinha Velha, como toda a herança de Cambeses, é o expoente máximo do orgulho da região. É um projeto de homenagem a Manuel Covas e Maria dos Prazeres, que transmitiram aos filhos o valor da terra e das suas raízes.

Com uma presença consolidada em Portugal, a produção de vinho Alvarinho já ultrapassou fronteiras tendo vindo a consolidar-se em alguns países como França, Alemanha e Suíça. De ressalvar que em termos de inovação, a Cortinha Velha destacou-se em 2020, quando lançou o 1º vinagre de Vinho Alvarinho do Mundo.

 

Enoturismo - Quinta da Cortinha Velha
Enoturismo - "Trinta Raios"

"Trinta Raios" - Adega Encosta do Castelo

Outra das marcas de vinho Alvarinho produzida na freguesia é o “Trinta Raios” da adega Encosta do Castelo.

Pode-se ler no rótulo: “Trinta raios rodeiam um eixo, mas é onde o raio não raia que a roda a roda. Vaza-se a vasa e se faz o vaso, mas é o vazio que perfaz a vasilha. Casam-se as paredes e se encaixam portas, mas é onde não há nada que se está em casa. Falam-se palavras e se apalavram falas, mas é no silêncio que mora a linguagem. É o Ser que faz a utilidade. Mas é o Nada que dá sentido.” (Lao Tzi Tao Te Ching, poema XI).

E foi no “nada” onde instalaram as vinhas, numa pedreira de nome Castelo que o avô “Trinta Raios”, de nome Alfredo Amorim (conhecido localmente por “Bica”), pelo seu dinamismo e carácter, deixou como legado às gerações futuras.

Também agora, o “ser” faz utilidade e o “nada” dá sentido a este vinho Alvarinho. A não esquecer de visitar na Rota dos Vinhos!

Quinta de Requesende

Outra visita que convém incluir é, indubitavelmente, a Quinta de Requesende para provar o vinho Alvarinho.

Quinta de estrutura familiar que se dedica à produção de vinho da casta Alvarinho considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas. A sua raridade, a baixa produção e, principalmente, o facto de dar origem a vinhos únicos em termos de aroma e sabor, leva a que as uvas Alvarinho sejam as mais valiosas e bem pagas de todo o País.

Enoturismo - Quinta de Requesende

O Território

Gastronomia

Enoturismo

Praça dos Milagres

Associativismo

Desporto e Lazer

Eventos e Cultura

Património Religioso

Arquitetura Civil

Secretaria Online