Uma das caminhadas que poderá realizar por Cambeses é o Trilho da Cova da Moura.
É um trilho de âmbito ecológico – paisagístico, histórico e cultural, inserido na topografia do vale gadanha, com uma distância aproximada de 14,5Km e uma duração média de realização de 05H00.
Apresenta um nível de dificuldade fácil, com cotas mínimas a rondar 50 metros e máximas cerca de 140 metros de altitude


1. Início do Trilho
O trilho inicia-se na Praça Nossa Sra. dos Milagres, em Cambeses, o Santuário, capela maneirista no antigo lugar da Ermida, foi mandado construir nos finais do século XVI em cumprimento de uma promessa, por Francisco Pereira de Castro, senhor da Quinta do Sopegal e acabado de construir em 1602.
Percorre-se o núcleo rural e rapidamente ladeado de vários campos de vinha de castas predominantes de alvarinho e trajadura.
Segue-se caminho com uma pequena uma visita ao Palácio da Brejoeira, monumento nacional desde 1910, construído no sec. XIX.
2. Ponte Medieval de Sendim
Após deixar para trás este legado histórico, avança-se para o Parque de Lazer Fluvial de Sendim. Aqui pode-se desfrutar do rio e da sua refrescante brisa.
A escassos passos desse ponto, pode encontrar a ponte medieval de Sendim, construção em pedra e com dois arcos assentes em afloramento rochoso, sobre o rio Gadanha.
Irá entrar novamente numa zona de bosque, com diversos carvalhos e pinheiros, e aqui pode encontrar um forno telheiro utilizado até há cerca de 40 anos. Em Pinheiros, passe pelo parque fluvial e observe a praia fluvial, a Igreja Paroquial, diversos moinhos e a Ponte Medieval.
Este local merece uma paragem mais prolongada, para aproveitar este entorno.


3. Quinta e Cruzeiro do Carregal
O rio Gadanha é sem dúvida o palco de ação deste percurso, contudo, pequenos lugares como Vila Nova, Fundevila e Carregal, destacam-se pela sua singularidade e complementam este percurso.
Carregal está cheio de história com o seu Cruzeiro e Quinta, que datam do séc. XVIII, ambos mandados erguer pelo mesmo patrono. Avance para o final deste itinerário, sem deixar de passar pela Igreja Paroquial de Cambeses pois a escassos metros pode apreciar o relógio de sol e ao fundo a torre sineira do Santuário dos Milagres.
4. Cova da Moura e Petróglifo
Uma das atrações deste percurso é a Cova da Moura, uma fresta no granito, alvo de lendas e curiosidades. A “Cova da Moura”, segundo os antepassados, era um túnel existente debaixo de um penedo que fazia ligação aos castelos de Longos Vales e Lapela, alegadamente construído pelos mouros e onde estes se abrigavam.
Outra das curiosidades é também um petróglifo, a que muitos chamam serpente, numa laje no topo do monte chamado Castelo.
