#THE MIRACLES’S PLACE
A Praça dos Milagres foi palco de muitas histórias e crenças, pelo que a Junta de Freguesia, numa ótica de preservar as tradições e o património cultural, bem como de promoção dos produtos endógenos, elaborou um projeto de requalificação da praça dos Milagres, que está localizada nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres que conta com mais de 400 anos de história e peregrinações.
Centro do Turismo Religioso
Esta é a maior praça mariana do concelho de Monção e, tal como mencionado pela autarca Catarina Lourenço, este projeto coloca Monção na rota da peregrinação Mariana internacional e no centro do turismo religioso do Norte de Portugal e da Galiza.
Cambeses está muito próximo da Galiza, o que facilita a visita de galegos que tanto gostam de apreciar as nossas paisagens, o nosso património e a gastronomia minhota.

#TheMiracle’sPlace
A Junta de Freguesia, com o projeto #TheMiracle’sPlace, pretende incrementar o turismo criando infraestruturas que tornem a localidade mais atrativa e competitiva, valorizando o património histórico-cultural e a valorização dos produtos locais.
Nas palavras da Presidente: “A ideia é tornar esta praça num espaço limpo, organizado e esteticamente mais bonito. Toda a população e todos os visitantes poderão passear, descansar, conviver, assistir a concertos, participar em feiras ou, simplesmente, ler um livro desfrutando da natureza envolvente.” (cit. Catarina Lourenço).
Infraestruturas
Este projeto permitiu usufruir do património histórico-cultural e, ao mesmo tempo, permitiu a preservação da sua identidade e a potenciação económica da localidade. Contou com um investimento que ronda os 270 mil euros e foi comparticipado em 70% pelo turismo de Portugal e 30% pela Junta de Freguesia de Cambeses.
Foi criado um posto de atendimento e loja de produtos locais, pois pretendia-se criar um espaço de atendimento a turistas e residentes no centro da praça. Aqui os turistas podem adquirir produtos do Concelho e aceder a informações e esclarecimentos sobre os principais pontos turísticos e atividades culturais.


A Requalificação
Pretende-se também requalificar o Coreto Centenário da praça, fazendo arranjos interiores e exteriores, mantendo a sua essência e traço originais, mas adaptando a sua estrutura a nível acústico e de funcionalidades, no qual se inclui uma plataforma que permitirá um melhor apoio para as atividades que lá se realizam.
Esta praça passará também a ser um espaço mais organizado e convidativo para a realização dos eventos da Freguesia, pelo que serão aqui realizadas as festas religiosas, concertos, feiras de produtos locais, galerias de arte ao ar livre e eventos baseados em temáticas de percursos/caminhadas como, por exemplo, a valorização do Trilho da Cova da Moura.