Skip links

JUNTA DE CAMBESES REUNE NO PARLAMENTO EUROPEU

Uma delegação da junta de freguesia de Cambeses, presidida pelo presidente da assembleia de freguesia deslocou-se ao parlamento europeu para debater as prestativas de apoio comunitário às freguesias no âmbito no novo quadro comunitário que se aproxima.
Tratou-se de um conjunto de reuniões de trabalho perviamente articuladas onde de uma forma em geral o executivo da junta de freguesia pode recolher um conjunto de informações que capacitam a autarquia para se ir preparando para novos projetos a nível europeu e iniciar um conjunto de diligências que permitirão aquela autarquia esta na linha da frente de futuras candidaturas.
O ponto alto destas reuniões de trabalho esteve centrado na reunião com o eurodeputado Manuel Pizarro onde de uma forma mas detalhada se debateu a importância das juntas de freguesia estarem preparadas para de forma célere se adaptarem á nova realidade uma vez que o governo já anunciou que vai mudar a legislação para que as juntas de freguesia possa muito rapidamente aceder ao novo quadro comunitário de forma direta.
As reuniões de trabalho permitiram também preparar o movimento associativo juvenil para que também as associações de jovens da nossa freguesia possam ser parceiras nesta relação de acesso a apoios comunitários.
Foram três dias de trabalho onde trocamos experiências com os nossos eurodeputados, recolher informação detalhada e procedimentos para que a nossa junta de freguesia esteja capacitada para candidatar os nossos projetos.
Na realidade levamos connosco um conjunto de projetos que pretendemos ver financiados o projeto do hostel internacional da juventude e o projeto do parque fluvial de vila cova são dois exemplos. Mas fomos muito mais alem procuramos recolher o máximo de informação para projetos de apoio social, transfronteiriço no âmbito das redes europeias Erasmus, voluntariado europeu, e aprender como candidatar, onde recorrer, e como fazer.
Para a presidente de junta Catarina Lourenço, impossibilitada de estar presente por motivos de saúde, a mesma deu a conhecer que cada vez mais Cambeses será uma referência no nosso concelho como uma freguesia aberta a europa, integrada nos circuitos e redes europeias da juventude, do turismo, da mobilidade internacional e dos projetos de intercâmbios transfronteiriços.